“É preciso dar prioridade à profissão, ser o plano A do cliente”

“Ei, me dá um minuto?” Bordão famoso nas redes sociais é um dos atributos que fazem de Nayara Técia uma das mulheres mais influentes do mercado imobiliário nacional

19/01/2024min de leitura

Em 2007, Nayara Técia saiu de Codó, no Maranhão, para ser atriz no Rio de Janeiro. Mas um desvio no meio do caminho a fez trocar de carreira: é CEO de uma agência imobiliária própria, a On Brokers, especializada em alto padrão na Zona Oeste carioca. Ela comanda um time de 45 profissionais e faturou R$ 200 milhões em vendas no ano passado. A executiva foi eleita uma das 50 personalidades mais  

Você queria ser atriz e virou corretora de imóveis. O que aconteceu?  

Foi por acaso: precisava levantar dinheiro para pagar cursos de interpretação e surgiu uma oportunidade de vender imóveis. Demorei três meses para fechar o primeiro negócio, mas, no terceiro, eu vendi dez apartamentos de uma só vez. Aquilo me impactou e me transformou para sempre.  

A veia artística ajuda a vender imóveis?  

A desenvoltura para falar em público, a maneira como eu uso isso nos vídeos que faço para o Instagram e o TikTok ajuda, sim, a atrair novos clientes.  

Já sofreu preconceito por ser mulher ou ter sido artista?  

Inúmeras vezes! Nas ações de lançamentos, quando me destacava nas vendas, ouvia comentários de que só tinha alcançado o resultado por ser vista como uma mulher bonita. Nunca era pela qualidade do meu trabalho.  

O mercado imobiliário é machista?  

Sim, a começar pela presença de homens: no Rio, eles são 80% dos corretores de imóveis. Sou a única liderança feminina, com cargo de CEO no mercado na cidade. A mulher precisa ter mais coragem e entender que há um espaço no mercado imobiliário que deve ser ocupado por ela. Há muitas profissionais crescendo dentro das companhias imobiliárias, mas o setor como um todo ainda é muito machista. Infelizmente!  

Esse 'preconceito' é maior no Rio?  

No ano passado, no maior evento imobiliário do país, realizado em São Paulo, apenas cerca de 30 dos 160 palestrantes eram mulheres. Essas situações mostram que ainda há muito a evoluir nesse sentido.  

De que forma orienta as mulheres de sua empresa a enfrentar a questão?  

De várias maneiras: no atendimento presencial ao cliente ou em uma visita ao imóvel, se reportar sempre à esposa. No caso dos clientes solteiros, agendar reuniões preferencialmente dentro da agência. No máximo, um almoço ou café, jamais um jantar. Postura e figurino adequado também são dicas importantes.  

Como mudar esse cenário desfavorável a elas no setor?  

Já venho atuando há algum tempo para desenvolver as mulheres no mercado imobiliário, com mentorias, palestras, dicas nas redes sociais e livros. Devo lançar em breve também o curso - "Visionay" - para ajudá-las a ingressar no setor e acelerar novas carreiras.  

Por ser do Rio, sua empresa atende a muitas celebridades?  

Sim, a empresa sempre atendeu artistas. A cantora Ludmila, a apresentadora Xuxa e o humorista Renato Aragão, além de uma nova geração formada por influenciadores e youtubers também fazem parte da nossa carteira de clientes.  

Como é o cliente da nova geração do showbiz?  

É difícil traçar um perfil único. Em geral, são pessoas muito jovens, que estão ganhando muito dinheiro e acham que podem comprar o imóvel que quiserem. E nem sempre é assim.  

pé-na-areia: não tem pista entre o condomínio e a praia. O último terreno da orla da Barra foi comprado em novembro pela Tegra, que deve lançar ali um produto de altíssimo padrão neste ano. Já fomos convidados a participar das vendas. Tem ainda o Sky Barra: um prédio tecnológico, com 104 unidades de um e dois dormitórios, piscina no rooftop e churrasqueira no segundo pavimento. Fica próximo ao RioCentro e em frente à arena onde acontece o Rock'n Rio e outros grandes eventos da cidade. Por isso, é um projeto ideal para morar e investir: a possibilidade de ficar alugado 80% do ano é muito grande.  

Sua empresa faturou 200 milhões no ano passado. Qual o segredo do sucesso?  

No meu caso, é tratar o trabalho no mercado imobiliário com a mesma seriedade que um médico trata sua carreira, salvando vidas, ou como um advogado lida com processos importantes. É preciso dar prioridade à profissão, ser o plano A do corretor, ou não vai dar certo.  

 

Fonte: https://valor.globo.com/patrocinado/imoveis-de-valor/noticia/2024/01/19/e-preciso-dar-prioridade-a-profissao-ser-o-plano-a-do-cliente.ghtml

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